“O mundo contemporâneo passa por uma série de transformações e toda nossa equipe, com o objetivo de acompanhar estas mudanças, estabeleceu em sua proposta pedagógica propiciar momentos de formação para fortalecer um de seus anseios que é formar cidadão responsável, justo e solidário.”
Desenvolvemos todos os anos junto com nossos estudantes projetos que provoquem a reflexão e a produção de novas perspectivas de pensamento.
A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber e no estímulo à aprendizagem do aluno. Por isso, os temas são escolhidos de forma que cada aluno sinta-se valorizado em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar. Além disto, é importante que eles percebam que a sala de aula é um espaço aberto as trocas de conhecimento.
Veja abaixo os projetos já apresentados pelos nossos estudantes:
A busca pelo novo, pelo diferente, nos leva muitas vezes a cruzar fronteiras. E não há nada de errado no desejo de conhecer outras culturas e povos, mas seguir as rotas brasileiras nos garantirão também muitas descobertas. Viajar por terra verde e amarela nos trará a certeza de que nosso Brasil, gigante pela própria natureza, é maravilhoso! Quantas belezas, quantas histórias...Viajar pelo nosso país nos possibilitará descobrir, conhecer e se encantar com uma cultura riquíssima.
A casa é sua, a casa é nossa... Venha descobrir esse nosso Brasil embarcando nessa viagem, mergulhando na história, apreciando nossos belíssimos cartões postais, diversos sabores... Vendo de perto todas as belezas que encantam o mundo.
Nosso desejo atual é ter tempo. Tempo para curtir a família, os amigos, se dedicar mais às causas nobres, descansar, tirar férias, viajar, praticar esportes, assistir mais filme, entre outros. Somos carentes de “tempo”.
Portanto, vamos fazer uma viagem pelo túnel do tempo e refletir sobre a evolução humana e tecnológica, a fim de compreender que mesmo com tantos avanços, parece que o ritmo das “máquinas” vem impondo um novo ritmo e um novo tempo para o ser humano, influenciando assim nas relações humanas.
Dos primatas às tecnologias de ponta, o objetivo do Projeto 2017 é refletir sobre a forma como a tecnologia tem mudado a maneira das pessoas interagirem entre si, nos fazendo pensar que essas ferramentas que estão a todo o momento oferecendo novos conhecimentos, praticidade e entretenimento, acabem por distanciar as pessoas da vida real, por isso é muito importante que as pessoas saibam utilizá-la de maneira consciente.
A arte é uma das expressões mais antigas. Ela sempre foi à forma de representação, de expressão de uma civilização e sua cultura,possuindo sua importância como um meio de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações e das manifestações do homem no mundo e de como ele vê este mundo.
O trabalho com o enfoque na arte tem um grande valor, pois colabora para o desenvolvimento expressivo, para a construção de uma poética pessoal e para o desenvolvimento da criatividade, tornando um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos, podendo assim agir sobre ele.
São muitas as expressões da arte, porém cada manifestação artísticatem uma identidade, e até mesmo, uma linguagem própria, mas todas nos levam a uma coerência na qual a arte é sempre inspirada pelos sentimentos, pelas emoções e opiniões do artista que podem nos tocar de alguma forma, principalmente pelo fato de abrir a nossa mente e de fazer fluir o nosso pensamento, assim como têm uma grande importância social, por integrar diversas pessoas com personalidades e características diferentes dentro de um meio.
A arte faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, pois nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade.
Tendo como pressuposto essa premissa, o Colégio Anna Tavares, priorizará a Arte em nosso projeto anual. Para tanto, foram destacados alguns temas a serem trabalhados no decorrer de 2016, como: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS; DA GRÉCIA AO RIO DE JANEIRO, UMA VIAGEM ARTE; A ARTE E OS PROJETOS SOCIAIS. Tendo como objetivo despertar no aluno um olhar mais sensível e otimista frente as dificuldades/diversidades do que nos cerca e do mundo; levá-lo a interessar-se pela sua própria produção e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura. Propiciar condição para que o aluno produza e expresse-se através da arte, utilizando-se das diversas linguagens artísticas, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Uma das mais fascinantes imagens que nossos olhos podem admirar graças à evolução da tecnologia é, sem dúvida, a vista da Terra no espaço! Nosso planeta reluz como uma pérola azul mergulhada em um mar infinito, cujo mistério desafia a mente humana.
Foi neste planeta azul que a espécie humana surgiu e evoluiu, dotada de um cérebro muito sofisticado!
Descobrimos, criamos e inventamos coisas incríveis e belas, porém, ainda tiramos "nota baixa" em uma das mais importantes lições: preservar nosso planeta, nossa casa e suas relações. Esquecemos que dependemos da Terra para nossa sobrevivência, de todos os demais seres vivos e das futuras gerações.
Diante de tal cenário é importante encararmos o fato de que, embora exista hoje uma maior preocupação com qualidade de vida da população, é necessário criar novos conceitos e hábitos que sensibilize e envolva as pessoas nessa causa de mudança.
A Educação em toda a sua dimensão possui a missão principalmentede semear ideias e refletir sobre novos caminhos, onde seja possível novas práticas e formas de pensar a partir do ambiente social, gerando mudanças e transformação.
O corpo docente do Colégio Anna Tavares partiu destes pressupostos para traçar as linhas gerais do Projeto 2015, "Semeando ideias para uma cultura de mudanças", com os seguintes objetivos:
Levando em conta que neste ano o Brasil sediará a Copa do Mundo, e com isso a certeza de que todo o mundo se encontrará em nosso país, não poderíamos perder a oportunidade de criarmos possibilidades de reflexões, estudos e aprendizagens neste contexto.
Nosso Brasil, lugar de tantas raças, culturas e religiões diferentes, que de tão entrelaçadas formam uma única etnia, revela nossa imensa miscigenação, compondo uma riquíssima cultura, de primorosa diversidade. Somos brancos, amarelos, negros, somos mestiços, caboclos. Somos brasileiros! Neste país de tantas cores e rostos, encontramos um brilho comum: o brilho de uma nação.
Neste sentido, estudar as riquezas do nosso povo, suas raízes culturais, será uma ótima oportunidade de perceber que os aspectos sociais de suas regiões trazem elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos ali acontecidos, além da arte, alimentação, etc, num trabalho interdisciplinar, pois cada qual tem suas peculiaridades e seus encantos.
A Celebração de qualquer aniversário é sempre sinônimo de alegria, de reflexão e de grande trabalho.
Comemorar 25 anos de vivências de uma escola é algo que nos remete ao passado e nos faz relembrar todos momentos felizes, de muita luta e grande esforços.
Com a celebração e comemoração dos 25 anos do Colégio Anna Tavares em 2013, a equipe escolar refletiu e realizou debates para a definição do projeto deste ano. A evidência ficou com o resgate da História do Colégio, no entanto, pensou-se que esta história está inserida em várias outras. Sendo assim, o projeto teve foco nos últimos 25 anos de evolução e mudanças nas áreas de humanas, biológicas e exatas.
Este projeto visa conhecer o Brasil sob múltiplos olhares, resgatando nossa identidade e realizando uma avaliação crítica da nossa realidade. Assim, fortalecendo, valorizando e nos apropriando da nossa cultura, nos mais diversos aspectos através de suas origens e nossa história social, política e cultural.
Este projeto foi construído com a intenção de resgatar um olhar crítico e mais humano, diante da realidade que vivemos, propiciando momentos de reflexões e debates que proponham caminhos e escolhas a serem seguidos, através das decisões pessoas e coletivas, visando valorizar o simples que enriquece a vida diária e as diferenças que encontramos na nossa vida e assim desenvolver ações conjuntas com a comunidade escolar e sociedade local, para debatermos alguns temas emergentes como: Ética, Convivência Democrática, Direitos Humanos e Inclusão Social.
As motivações que orientaram as reflexões para a definição do Projeto anual de 2010 perpassaram por um olhar crítico e afetivo diante da realidade que vivenciamos no início deste ano. A dor, o sofrimento, as catástrofes, a violência, a solidariedade, a necessidade de uma ação conjunta dos governantes para minimizar a situação real da população e a ética, foram instrumentos primários dos nossos debates, que objetivou o resgate do valor da vida, através de uma formação humanitária e despertou a sensibilidade solidária, que suscitou em nós um horizonte de utopias e de esperança para um mundo justo, consciente e fraterno.
Ler? Para quê?
Sabe-se que a aprendizagem nas diversas áreas é pautada por atividades que priorizam a leitura e a escrita, pois estas podem, de forma significativa, proporcionar o exercício da reflexão e o desenvolvimento da capacidade de pensar. Ensinar a ler e a escrever é potencializar habilidades, tais como compreender, interpretar e escrever os diversos gêneros de textos.
Diante deste pressuposto, o Colégio Anna Tavares preocupado com a exigência contemporânea, optou por aprofundar a Leitura/Escrita neste ano. Desta forma, contribuiu com a compreensão da mudança ortográfica e reforçou a ideia que a leitura não é só decodificar letras, mas interpretá-las e refletí-las.
Os alunos fizeram leituras e interpretação de diversos gêneros literários.
Este projeto nasceu com a preocupação de promover a vida plena e desenvolver reflexões sobre a importância dos valores que estão se perdendo diante do individualismo crescente em nossa sociedade.
A equipe através de discussões despertou a importância de resgatar e valorizar a Ética e Cidadania entre os alunos e comunidade local na perspectiva de transformar nossas ações.
"A Educação Ambiental não deve se restringir, apenas em formar pessoas preocupadas em conhecer o seu ambiente: o que se pretende é torná-las cidadãs, sabedoras de que a sua ação pessoal e a de sua comunidade sempre interferem no meio em que vivem".
As reflexões giraram em torno da importância de se preservar o meio e motivaram a elaboração de trabalhos individuais e coletivos com qualidade.
Com a intenção de resgatar memórias e fortalecer nossa identidade, o Colégio Anna Tavares através de uma reflexão aprofundada sobre quem somos, decidiu no ano de 2006, pesquisar, discutir e avaliar nossa História e Memória.
O resultado foi gratificante, os alunos montaram entrevistas, fizeram pesquisas e elaboraram painéis com a história e memória de suas famílias e do colégio.
Este projeto surgiu da necessidade de se refletir sobre a solidariedade entre os povos. Essa solidariedade é que forma o conceito de "nova sociedade".
É importante notarmos que a solidariedade é mútua e recíproca. Com base nesta afirmativa, pode-se dizer que a solidariedade é um fator motriz que impulsiona a população para uma humanização. Porém, solidariedade não quer dizer que é esmola a alheios. E sim, uma noção de "Ser Cidadão".
Os alunos do colégio refletiram, montaram apresentações e participaram de ações solidárias coletivas no bairro.